domingo, 14 de novembro de 2010

CONTANDO VANTAGEM

Trata-se de um desafio fictício, entre os poetas "A" e "B", no qual foram usados alguns tipos de estrofes. Não há, contudo, a pretensão de esgotar todas as possibilidades, que são muitas.


A

Ei, poeta, chegue aqui
Sua rima quero ver
Dou-lhe aula na sextilha
Ensinar é meu prazer
Não recuse o desafio
Queira já se defender


B

Jamais vou me esconder
De um bardo assim tão fraco
Cantador da sua marca
Mando logo pro buraco
Você hoje apanha tanto
Vai ficar somente o caco


A

Amigão, não encha o saco
Eu lhe peço por favor
Quão risível é seu porte
Você tem pouco valor
Não consegue fazer frente
Porque sou seu professor


B

Eu sou bom versejador
Sigo a deixa sem demora
Se quiser mudar o estilo
Aproveite, faça agora
Estou pronto, menestrel
Disto aqui não vou embora


A

Você tá muito por fora
Na setilha sou o tal
Vou bater mesmo sem dó
Neste embate cultural
Escute, seu infeliz
Não passa dum aprendiz
Comigo vai se dar mal


B

Usando meu arsenal
Acabo com sua raça
Pelejando com o mestre
Não consegue fazer graça
Não fique só no discurso
Demonstre que tem recurso
Um quadrão agora faça


A

Eu não estou pra pirraça
Quem me enfrenta só fracassa
Por dificuldades passa
Sente o gosto d'aflição
Anote logo a lição
Aluno, exijo respeito
Meu verso não tem defeito
Nestes oito do quadrão


B

Que desaforo sem jeito
Petulância não aceito
Vá murchando logo o peito
Pare de malcriação
Comigo não tem perdão
Você está amarelo
Mude o rumo do duelo
Deixe os oito do quadrão


A

Pela boa rima zelo
Porque sou muito polido
Com meu verso limpo e belo
Seu lombo fica doído
Quem encontro pela frente
Minha mão pesada sente
Eu não receio oponente
No Oitavão Rebatido


B

Tá posando de valente
Seu cabra desenxabido
Você vai ficar doente
Muito triste e deprimido
Recolha a sua viola
E meta nessa sacola
Largue mão de ser gabola
No Oitavão Rebatido


A

Vá baixando a sua bola
Doutra forma agora canto
Quero ver você em pranto
Retornar para a escola
Sem coelho na cartola
Não pode ser exibido
Se ainda não tá perdido
Saia dessa, camarada
Para não levar paulada
Nos dez de queixo caído


B

Eu ando por essa estrada
Há tempos, meu caro irmão
Para sua informação
Minha verve é premiada
Você não está com nada
Apenas é enxerido
É fracote, combalido
Não faz medo, com certeza
Se quer, eu mostro destreza
Nos dez de queixo caído


A

Sendo o vate ruim não dou moleza
E respondo em martelo agalopado
Se puder, faça logo, meu prezado
Nesse estilo também sua defesa
Não demore, eu lhe peço a gentileza
O meu tempo é escasso e valioso
Sou, de fato, cruel e bem tinhoso
Não dou chance a você, principiante
Vem aqui, todo prosa e confiante
Sem saber que meu verso é perigoso


B

Não devia ficar tão orgulhoso
No chinelo eu lhe deixo no cordel
Conhecendo um pouquinho meu cartel
Vai tremer porque sei como é medroso
Enfrentei e ganhei, todo garboso
Desafios diversos pelo mundo
Caso queira algum dia ser segundo
Eu ensino a fazer algo decente
Ser primeiro só sonhe mas não tente
Sou melhor, entretanto nem difundo


A

Eu quero externar meu respeito profundo
Ao ver seu talento, seu dom, competência
Receba do povo e de mim reverência
Provou que seu estro é, de fato, fecundo
De boa linhagem lhe vejo oriundo
Contente, parceiro, desejo encerrar
Foi linda a peleja, gostei de cantar
Envio um abraço de muito obrigado
Dizendo até breve, poeta estimado
Num belo galope na beira do mar


B

Celebro contar com você do meu lado
Registro igualmente sem par alegria
Saudável, gostosa se fez cantoria
Num nível bacana, bastante elevado
Amigo, sou grato por ter pelejado
Espero, decerto, outra vez lhe encontrar
Verter muitas letras, feliz versejar
As suas palavras rimadas, as minhas
Sextilhas, setilhas, oitavas, dez linhas
Até num galope na beira do mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário