sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ESTADOS E CAPITAIS BRASILEIRAS

Vou pedir aqui licença
E sua honrosa presença
Pra falar do nosso mapa
Estados e capitais
Nos seus grupos regionais
Doravante, nada escapa

No Norte, do Amapá
Capital é Macapá
Eu digo sem cerimônia
Do Acre falo: é Rio Branco
Seu amigo aqui é franco
Porto Velho é de Rondônia

Não vá se perder na lista
De Roraima é Boa Vista
Do Pará digo: é Belém
Palmas é, nestes confins
Capital do Tocantins
Amazonas, Manaus tem

Vou partir para o Nordeste
Terra de cabra da peste
Maranhão é São Luís
Inda em terra nordestina
Piauí tem Teresina
A minha pesquisa diz

Anote, por gentileza
Ceará é Fortaleza
E escreva que é Natal
A do Rio Grande do Norte
Se preciso for, recorte
Decore, é fundamental

Paraíba, João Pessoa
E Bahia, terra boa
Não vacile, é Salvador
Que a cachola não me pife
Pernambuco é Recife
Me acompanhe, por favor

Na cuca já deu um nó?
Não desista, é Maceió
De Alagoas Capital
Deste estudo participe
Aracaju, de Sergipe
Guarde aí pra ser o tal

O Sudeste agora é tema
Não vai ser muito problema
Aprender esta lição
O lápis quebrou, aponte
E ponha: Belo Horizonte
De Minas Gerais, irmão

Vitória, no Espírito Santo
Rio de Janeiro, entretanto
À capital nome dá
Seja esperto, agora atente
De São Paulo igualmente
A capital é xará

Para o Sul vamos rumar
E com certeza gravar
Florianópolis é
A de Santa Catarina
Se você se determina
Vai ser fácil, tenho fé

Rio Grande do Sul, amigo
Tem Porto Alegre, eu digo
Na beira do Rio Guaíba
Lá embaixo ainda há
No Estado do Paraná
Não esqueça: Curitiba

Seu confrade agora avisa
Centro-Oeste finaliza
Não se canse aí, seu moço
O cordel cultura traz
Goiânia é de Goiás
Cuiabá de Mato Grosso

Pra tirar a nota azul
Do Mato Grosso do Sul
Campo Grande vá dizer
No Distrito Federal
A capital nacional
É Brasília, pode crer

C'o roteiro concluído
Espero ter atingido
A meta, leitor querido
De levar informação
Foi boa minha intenção
Usei a rima por meio
Pus em versos o passeio
A todos, meu abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário