quinta-feira, 11 de novembro de 2010

EU SOU APRECIADOR/DESSE ESTILO POPULAR

Aprender vou procurando
O cordel na grande rede
Pra poder matar a sede
De escrever metrificando
Eu vou lendo, vou olhando
Essas feras em rimar
Busco, assim, assimilar
A lição do bom cantor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Minha história é engraçada
Nas veredas dessa arte
Eu vou lhes narrar destarte
Mais ou menos a jornada
Deste amigo e camarada
Vejam bem, vou explicar
Como é que foi se dar
Essa coisa de escritor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Agradeço a paciência
De quem ler até o fim
Vão saber algo de mim
Um pouco de minha essência
Por exemplo a descendência
Venho agora revelar
Eu sou neto, vou contar
Do Nordeste, com louvor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Lá da terra cearense
Dois avôs, caros amigos
Querem mais? Pois já lhes digo
Uma avó piauiense
Outra norte-riograndense
Ou seria potiguar?
A Rondônia, meu lugar
Dedico bastante amor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Na primeira vez que li
As obras de cordelistas
Encantaram minhas vistas
Eu era só um guri
Talvez tenha sido ali
Que eu fui me amarrar
Quando vi meu pai comprar
Uns folhetos de valor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Inda era adolescente
Quinze anos minha idade
No papel pus a vontade
De fazer verso decente
Nas letras incipiente
Umas quadras fui criar
Mal sabia combinar
A palavra 'amor' com 'dor'
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Por conta da timidez
Envergonhado menino
Escondi o dom Divino
Nas estrofes que se fez
Escrevi daquela vez
Não gostava de mostrar
Pois ia me encabular
Na frente d'algum leitor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Passei anos sem poesia
Que vergonha sem remédio
Estudava o ensino médio
Quando o verso voltaria
Porém, pouco exibiria
O meu rosto ia corar
Nenhum texto fui guardar
Com medo desse rubor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Frequentei a faculdade
Onze anos, dois canudos
Fui aluno desses mudos
Ah, quanta dificuldade
Um tormento, que maldade
Se tivesse que falar
Muito menos versejar
Revelar-me um autor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Eu não dei conhecimento
Aos colegas desse lado
Qu'estava bem camuflado
Eita quanto acanhamento
Era sempre um sofrimento
Pra todos me apresentar
A plateia enfrentar
Causava grande temor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Quando universitário
Mais de dez anos, portanto
Escrevia no meu canto
Retraído, solitário
Tinha horror a seminário
Era coisa de lascar
Ironia eu me formar
Não sendo bom orador
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Na vida profissional
Ocorreu de igual maneira
A escrita era ligeira
Mas até passava mal
Ao pensar em algo oral
A rima a me acompanhar
E eu ela a ocultar
No trabalho, sim senhor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Mais de trinta anos tinha
Quando senti novamente
Ela estava tão latente
Não queria ser só minha
E dei vazão à bichinha
Deixando desabrochar
A verve eu vi voltar
Num espaço Tricolor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Pela rede navegando
Dentro de certo Canal
Sobre o FLU tem um mural
Um recado pus, rimando
A galera foi gostando
Comecei a me soltar
Vários versos a postar
Me empolgava ao compor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Tive versos divulgados
Numa mostra de talentos
Nossa, que contentamento
Quando os vi lá publicados
No trabalho, meus prezados
Quiseram me entrevistar
Mais feliz não pude estar
Era um simples servidor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

No Recanto fiz cadastro
Fevereiro deste ano
Publicar não era o plano
Eis que tímido eu me castro
De deixar por cá meu rastro
Precisava estudar
Pra poder 'cordelizar'
Fui atrás de professor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Eu tentei não ter preguiça
Acessei comunidades
Conheci celebridades
Gente que não tem cobiça
Pra não fazer injustiça
Nomes não vou mencionar
Com eles fui me adestrar
Oh, povo conhecedor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Era mesmo o preferido
Entre todos o cordel
Na tela e no papel
Agora não mais perdido
Esse lado escondido
Veio se manifestar
Contudo, vou ressaltar
Pra falar, fico sem cor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Aprendiz me considero
As regras busco seguir
Quando estou a redigir
Eu faço com muito esmero
Podem crer que sou sincero
Procuro me aprimorar
Pro melhor de mim levar
Sendo um vate amador
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Pondo meus dotes à prova
Outros textos também crio
Encarando o desafio
Escrever soneto e trova
Indriso, qu'é coisa nova
Um poema ou similar
Para depois divulgar
Mas cordel é sedutor
EU SOU APRECIADOR
DESSE ESTILO POPULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário